quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Missa na Capela de Nossa Senhora dos Remédios

No dia 14 de setembro, foi realizada a tradicional missa na Capela de Nossa Senhora dos Remédios e Exaltação da Santa Cruz.  Localizada na Fazenda da Taquara, também conhecida como Fazenda da Baronesa, esse templo, que possui frontão e campanário barrocos, foi construído em 1738.   A propriedade possui um importante acervo arquitetônico que, além da capela, engloba a casa-sede da fazenda, datada da segunda metade do século XVIII.  A casa e a capela são tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN – através do Decreto-Lei nº 25, de 30 de novembro de 1937.  Atualmente a propriedade pertence aos descendentes do Barão da Taquara, que preservam exemplarmente as construções históricas bem como a grande área verde no entorno das mesmas.


Foto: Valdeir Costa
Capela N. S. dos Remédios



2 comentários:

  1. Que legal! Mas a missa é aberta ao público em geral? Ocorre todos os anos nesta data?

    ResponderExcluir
  2. Eu fui nesta missa, aliás estava em pé na parede a esquerda da porta da nave só que lá dentro. Tava uma linda tarde de Sol e céu azul na Taquara. Como não estávamos de carro, iríamos andando até o local, mas por sorte um casal de idosos parou e nos convidou a entrar para chegar mais rápido. Foi uma linda cerimonia começando no cruzeiro e depois dentro da capela. Minha mãe chegou a conhecer a Baronesa nos seus últimos anos e voltou la depois de 60 anos, no fim da cerimônia uma recepção para os convidados com alguns quitutes e ainda pudemos conhecer uma das salas com um belo quadro do imperador. Pretendia ir este ano e levar um amigo que mora na Rodrigues Caldas mas nunca entrou lá. Não sei se a proxima missa será no sabado.
    De qualquer forma, aquele ano foi mágico meio que comemorando o aniversário de Jacarepagua pois uma semana antes havíamos ido no morro da Pena. E com o acesso facilitado do novo meio de transporte se Deus quiser pretendo voltar lá novamente este ano.

    ResponderExcluir