segunda-feira, 19 de julho de 2010

Entrevista

No dia 19 de junho, os autores Luciana Araujo e Val Costa, foram entrevistados pelos holandeses, Elke Uitentuis e Wouter Osterholt, que estão no Brasil fazendo um projeto sobre o empreendimento conhecido como Athaydeville, na Barra da Tijuca.
Os pesquisadores entraram em contato com os autores a partir de um artigo escrito pela geógrafa Luciana, intitulado “Barra da Tijuca: o concebido e o realizado”, publicado na revista eletrônica Geopaisagem (http://www.feth.ggf.br/Revista6.htm)
Elke e Woulter, com a ajuda da tradutora Maíra das Neves, quiseram saber a respeito da pesquisa que os autores desenvolvem sobre a região da Baixada de Jacarepaguá. Em um bate-papo de quase duas horas, foram abordados vários aspectos, tais como: a expansão urbana da região, o Plano Piloto para a Barra da Tijuca e Jacarepaguá, a degradação ambiental e as perspectivas sobre o futuro da região.
Além de Luciana e Val, outros estudiosos da Barra da Tijuca também foram entrevistados: os arquitetos Gerônimo Leitão, Vera Rezende e Augusto Ivan de Freiras Pinheiro, o presidente da AciBarra, Ney Robinson Suassuna e Heraldo da Silva, engenheiro e membro da Associação de Compradores das torres, dentre outros.
Os trabalho dos holandeses será concluído em até 3 anos, quando lançarão um site, com a reprodução virtual da Torre Abraham Lincoln, onde será possível acessar todas as entrevistas realizadas por eles. O site estará em português. Segundo os artistas, “o site será uma torre virtual cheia de histórias de diferentes especialistas para refletir sobre o passado e o presente desta área específica e seu ‘modo de vida”.

Mais informações sobre a pesquisa dos artistas, acessem o site deles: http://wouterelke.nl/rio


Na foto: Valdeir, Luciana, Elke e Maíra